ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mar/2024

Etanol de Milho: Argentina libera levedura GMO

A Novozymes Bioag S.A recebeu autorização para comercializar na Argentina uma nova levedura geneticamente modificada para produção de bioetanol a partir do milho, informou a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Senasa). O microrganismo, Saccharomyces cerevisiae cepa SCY011, poderia aumentar a produção entre 21 milhões e 24 milhões de litros de etanol a partir da mesma quantidade de grãos atualmente processados.

Além da utilização para etanol, a empresa foi autorizada a comercializar a matéria orgânica derivada do processo como ração animal. No Diário Oficial, a Senasa explicou que o microrganismo transgênico expressa uma enzima alfa amilase, além da enzima glucoamilase, o que proporciona um “desempenho otimizado para a produção industrial de etanol”. Além disso, a levedura inativada pelo efeito do processo de produção de etanol resulta no farelo de milho, conhecido tecnicamente como Grãos Secos de Destilaria (DDG), que é apropriada para consumo animal.

Aumentar o corte da gasolina impulsionaria a produção de mais grãos e maior desenvolvimento agroindustrial na área de cultivo de milho. Juntamente com o bioetanol, são produzidos nutrientes proteicos de grande valor para a produção animal. Estes avanços representam mais uma contribuição do conhecimento aplicado em direção a uma produção mais sustentável. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.