12/Jan/2024
Segundo a Emater-RS, enquanto prossegue a implantação escalonada de lavouras de milho no Rio Grande do Sul, alcançando 94% da área, a colheita do cereal alcançou 13% da área cultivada, projetada em 817.521 hectares. A diminuição do volume de precipitação, nas últimas duas semanas, refletiu na redução da umidade nos grãos, aproximando-os dos teores ideais para o processo de trilha, o que facilitou e acelerou a operação.
Os resultados da colheita apresentam variações, mas, conforme observado nas áreas colhidas, indicam tendência de redução na produtividade inicial, prevista em 7.414 quilos por hectare. A causa dessa diminuição foi o excesso de chuvas, que resultou na lixiviação de nutrientes e prejudicou a polinização durante a fase reprodutiva. A confirmação efetiva dessa diminuição da safra só será possível à medida que a colheita avançar para lavouras de plantio mais tardio.
A área plantada com milho silagem progrediu para 80% da projeção total, que é de 364.291 hectares para esta safra. Simultaneamente, a colheita destinada à confecção de silagem de planta inteira atingiu 25% dos cultivos. Restam 20% das lavouras no ponto de corte; 24%, em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo; e 31%, entre floração e enchimento de grãos. A produtividade estimada é de 39.088 quilos por hectare. Fonte: Emater-RS. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.