ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Dec/2023

Futuros do milho recuam acompanhando petróleo

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta quarta-feira (06/12) na Bolsa de Chicago. O desempenho refletiu em parte a queda do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O tempo mais úmido em regiões de cultivo da Argentina também pesou sobre os contratos. O vencimento março do grão caiu 6,25 cents (1,27%), e fechou a US$ 4,84 por bushel.

Dados semanais de produção de etanol nos Estados Unidos vieram acima do teto das estimativas de analistas e limitaram as perdas. De acordo com a Administração de Informação de Energia do país (EIA), a produção média foi de 1,076 milhão de barris por dia na semana encerrada em 1º de dezembro, o maior nível desde julho. O volume ficou 6,4% acima do registrado na semana anterior, de 1,011 milhão de barris por dia. Os estoques do biocombustível ficaram estáveis, em 21,4 milhões de barris.

O recuo do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas do Brasil, também impediu uma queda mais acentuada dos preços. Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deverá exportar entre 6,8 milhões e 6,9 milhões de toneladas de milho em dezembro. Além disso, persistem as incertezas em relação à 2ª safra de 2024 de milho do Brasil, com a possibilidade de que a janela ideal de plantio seja afetada por um atraso na colheita da soja.