ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Nov/2023

Futuros do milho encerram praticamente estáveis

Os futuros de milho fecharam perto da estabilidade nesta segunda-feira (06/11) na Bolsa de Chicago. O vencimento dezembro do grão terminou sem variação, a US$ 4,77 por bushel. O mercado foi influenciado em parte por temores de que o atraso no plantio de soja no Brasil acabe afetando a semeadura da 2ª safra de milho de 2024. Quanto ao milho safra de verão (1ª safra 2023/2024), o plantio estava 66% concluído até o dia 2 de novembro no Centro-Sul do País, em comparação com 53% na semana anterior e 63% em igual período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.

Na Região Sul, a reta final da semeadura está sendo prejudicada pelo excesso de chuva nos três Estados. O fortalecimento do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol, também influenciou os negócios. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. Uma venda avulsa de milho norte-americano foi outro fator altista para os preços. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores do país relataram venda de 289.575 toneladas de milho para o México, com entrega no ano comercial 2023/2024.

Esses fatores foram contrabalançados por dados de inspeção de embarques dos Estados Unidos. O USDA informou que 535.191 toneladas de milho foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 2 de novembro, queda de 1,03% ante a semana anterior. A chegada ao mercado da colheita volumosa dos Estados Unidos e o clima favorável ao plantio na Argentina também pesaram sobre as cotações.