ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Oct/2023

Futuros caem com clima ameno na América do Sul

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta segunda-feira (23/10) na Bolsa de Chicago. Os negócios foram influenciados pelo clima mais favorável ao plantio na América do Sul. Grande parte da Argentina teve boa cobertura de chuvas durante o fim de semana e as previsões sugerem que mais precipitações estão a caminho. O Brasil não teve tanta sorte, mas mesmo algumas das áreas mais secas da Região Centro-Oeste finalmente terão algumas chuvas.

O vencimento dezembro do grão recuou 5,25 cents (1,06%), e fechou a US$ 4,90 por bushel. Segundo a AgRural, o plantio do milho safra de verão (1ª safra 2023/2024) no Centro-Sul do Brasil atingiu 46% da área estimada, ante 41% na semana anterior e 51% em igual período do ano passado. Os trabalhos estão na reta final no Paraná e em Santa Catarina, mas o atraso persiste no Rio Grande do Sul devido ao excesso de chuva. O recuo do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol, também pesou sobre os contratos do milho. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com o grão.

Preocupações com a demanda pelo cereal dos Estados Unidos foram outro fator baixista para os preços. A demanda por milho dos Estados Unidos no mercado mundial tem sido muito baixa, e a demanda doméstica tem sido fraca devido à produção reduzida de bovinos e outros animais de produção. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 437.549 toneladas de milho foram inspecionadas para embarque em portos do país na semana até 19 de outubro, queda de 6,23% ante a semana anterior.