ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Oct/2023

Futuros sobem por preocupação com safra do Brasil

Os futuros de milho fecharam em alta expressiva nesta quinta-feira (19/10) na Bolsa de Chicago. O mercado foi impulsionado por temores de que o clima desfavorável e os atrasos no plantio de soja em algumas áreas de cultivo do Brasil acabem prejudicando a 2ª safra de milho de 2024. O vencimento dezembro do grão avançou 13,00 cents (2,64%), e fechou a US$ 5,05 por bushel.

As altas temperaturas em Mato Grosso atrasam "o desenvolvimento da soja e, em consequência, a próxima semeadura do milho, que já se encontra com os custos elevados, afirmou a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT). Isso tem desestimulado o produtor, pois em muitas regiões o custo torna o milho inviável.

Os ganhos também foram sustentados pelo avanço do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. Um bom volume de vendas externas dos Estados Unidos também deu algum suporte aos preços. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 881,3 mil toneladas de milho da safra 2023/2024 na semana encerrada em 12 de outubro. Para a safra 2024/2025, foram vendidas 10,1 mil toneladas.