16/Oct/2023
Com o lançamento, no dia 10 de outubro, do projeto da primeira indústria de etanol de milho do Maranhão, no município de Balsas, sobe para três o número de plantas desse tipo em construção no Brasil. Além do empreendimento, desenvolvido pelo Grupo Inpasa, estão sendo construídas uma outra planta do mesmo grupo em Sidrolândia (MS) e uma unidade da Neomille, em Maracaju (MS). No Brasil, vinte indústrias de etanol de milho estão em atividade atualmente. O investimento inicial do projeto será de R$ 1,2 bilhão, podendo chegar até R$ 2,5 bilhões.
A unidade vai processar, em sua primeira fase de operação, 1 milhão de toneladas de cereais para uma produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas de DDGS (Grãos Secos de Destilaria), 23 mil toneladas de oil premium e 200 GWH/ano de energia elétrica. Para a segunda etapa, a unidade deverá dobrar a capacidade produtiva. A matéria-prima para a indústria vai ser proveniente do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura vem se expandindo na região com a produção de tubérculos a frutas, passando pela pecuária e com destaque para cultivo de grãos e fibras, especialmente soja, milho e algodão. Para a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), o projeto faz parte de uma expansão do “boom de desenvolvimento” já vivenciado pela Região Centro-Oeste e que agora se expande para as Regiões Nordeste e Norte. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.