06/Oct/2023
Segundo a Emater-RS, a área semeada com milho safra de verão (1ª safra 2023/2024) avançou para 62% da projeção de cultivo. As lavouras encontram-se nas fases de germinação e de desenvolvimento vegetativo. O período com menor incidência de chuvas e maior número de dias ensolarados favoreceu o desenvolvimento vegetativo.
De maneira geral, as lavouras já se recuperaram da aparência clorótica devido à redução da atividade fotossintética, ocorrida nas semanas anteriores, quando as chuvas eram frequentes. Nesse período, foi retomada a adubação nitrogenada em cobertura, aproveitando a umidade presente no solo e considerando as previsões de novas precipitações. A área de cultivo do milho silagem é estimada em 364.291 hectares, com produtividade prevista de 39.088 Kg por hectare.
Nas regiões de Erechim e Frederico Westphalen, a semeadura foi finalizada, e as lavouras encontram-se nos estágios de germinação e desenvolvimento vegetativo. As condições climáticas são consideradas favoráveis, e os produtores continuam as práticas de manejo de pragas e a aplicação de adubação nitrogenada. Fonte: Emater-RS. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.