ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2023

Futuros do milho em alta com clima seco nos EUA

Os futuros de milho fecharam em alta nesta terça-feira (23/05) na Bolsa de Chicago, apesar do rápido avanço do plantio nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os produtores semearam, até o dia 21 de maio, 81% da área total prevista, em comparação a 69% em igual período do ano passado e 75% na média de cinco anos. Em Iowa e Illinois, os trabalhos estavam em 95% e 91%, respectivamente, ante 87% e 75% na média.

A Hedgepoint Global observou que, em breve, com o início do verão no Hemisfério Norte, traders passarão a se concentrar na condição dessas lavouras. As previsões não são ideais para o milho e a soja. Áreas de cultivo a leste do Rio Missouri quase não terão chuvas ao longo das próximas duas semanas, de acordo com modelos meteorológicos. O vencimento julho do grão subiu 6,50 cents (1,14%), e fechou a US$ 5,77 por bushel.

As previsões para o começo de junho são de condições muito mais secas. Isso deve permitir que os agricultores dos Estados Unidos terminem o plantio, mas as chuvas serão extremamente necessárias nessa época, já que a umidade do solo é mínima. O milho também foi influenciado pelo desempenho do trigo, que é seu substituto direto em ração animal. O fortalecimento do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol, contribuiu para os ganhos. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho.