ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mai/2023

Futuros do milho encerram praticamente estáveis

Os futuros de milho devolveram ganhos e fecharam perto da estabilidade na sexta-feira (19/05) na Bolsa de Chicago. O vencimento julho cedeu 0,75 cent (0,14%), e fechou a US$ 5,54 por bushel. Na semana passada, recuou 5,42%. Durante boa parte da sessão, o mercado operou em alta com um movimento de correção técnica, após ter caído nos três pregões anteriores, acumulado perda de 6,3% no período e atingido o menor nível desde novembro do ano passado.

A alta inicial também foi atribuída à relutância de produtores em vender o grão. A maior parte dos agricultores está no campo e nem se preocupa com o mercado. Mas, o desempenho do trigo, que caiu mais de 1%, acabou pesando sobre os contratos do milho. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal.

A fraca demanda pelo milho norte-americano foi outro fator baixista para as cotações. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que cancelamentos superaram em 339 mil toneladas as vendas de milho da safra 2022/2023 na semana encerrada em 11 de maio. Para 2023/2024, foram vendidas 74 mil toneladas. Considerando as duas safras, os cancelamentos superaram as vendas em 265 mil toneladas.