ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mai/2023

Etanol de milho: Inpasa investe em logística no País

A Inpasa, principal produtora de etanol de milho da América Latina, investiu R$ 100 milhões para adquirir 50 vagões e 2 locomotivas para transportar o biocombustível no Brasil. Em 2022, a empresa movimentou 400 milhões de litros de etanol de milho por ferrovias, 48% a mais do que em 2021. Com os novos investimentos e os contratos existentes de movimentação e de venda do etanol, a empresa espera fornecer 1,01 bilhão de litros por ano pelo modal ferroviário neste ano. Os vagões e as locomotivas adquiridos pela Inpasa farão parte de uma rota de escoamento de Rondonópolis (MT) a Paulínia (SP).

Os vagões foram desenvolvidos e fabricados pela Greenbrier Maxion e, além de ampliar a distribuição por trilhos, devem reduzir em até 60% as emissões de CO² da companhia. O aumento do volume de etanol transportado pela ferrovia permite uma operação mais segura e eficiente. O Grupo Inpasa sempre está avaliando e realizando novos investimentos em infraestrutura logística, dada a dinâmica das operações e o volume produzido, buscando maior segurança, cadência no carregamento e menor pegada de carbono.

A Inpasa possui atuação no Paraguai e no Brasil e representa 10% do mercado nacional de etanol, com produção anual de 3,5 bilhões de litros do biocombustível gerado a partir do milho. Por ano, 100 milhões de litros são exportados com certificação para todos os países da União Europeia e para o Japão. Somando os modais rodoviário, dutoviário, fluvial, marítimo e ferroviário, a companhia distribuiu 1,69 bilhão de litros de etanol em 2022. O grupo fornece etanol para 23 Estados brasileiros e 4 continentes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.