ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mai/2023

Futuros do milho recuam acompanhando petróleo

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta terça-feira (02/05) na Bolsa de Chicago. O mercado foi influenciado em parte pela forte queda do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O avanço do plantio nos Estados Unidos também pesou sobre os contratos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a semeadura estava em 26% até o dia 30 de abril, em comparação a 13% em igual período do ano passado e 26% na média de cinco anos.

O vencimento julho do grão perdeu 4,50 cents (0,77%), e fechou a US$ 5,80 por bushel. As perdas foram limitadas pela expectativa de maior demanda por etanol nos Estados Unidos. No dia 28 de abril, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) informou que vai permitir a venda de E15 (gasolina com mistura de 15% de etanol) durante o verão do Hemisfério Norte neste ano.

A mistura atualmente é proibida entre 1º de junho e 15 de setembro, por temores de que contribua para aumentar a poluição em dias quentes. No entanto, a EPA disse que, por causa de questões decorrentes da guerra entre Rússia e Ucrânia, a E15 pode ajudar a aliviar uma oferta possivelmente apertada de gasolina. Dados de exportação também impediram uma queda mais acentuada dos preços. Segundo o USDA, 1,52 milhão de toneladas de milho foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 27 de abril, aumento de 62% ante a semana anterior.