ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Abr/2023

Logística: aumento no transporte interno de milho

A operadora logística multimodal Brado projeta um crescimento de cerca de 20% nas movimentações do transporte interestadual de milho em relação a 2022. Em 2017, quando as operações se iniciaram, 71 mil toneladas foram movimentadas internamente e, no ano passado, o volume alcançou 575 mil toneladas. O crescimento da produção de milho em Mato Grosso e o aumento no market share do transporte do grão devem garantir os resultados neste ano. Os clientes da operadora costumam ser grandes indústrias que atuam na produção de alimentos processados, avicultura e ração para pets. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o volume de consumo interno de milho no Brasil registrou uma alta de 27% nas últimas cinco safras.

Dentro dos Estados, no entanto, a produção do grão nem sempre acompanha a demanda e há um intenso comércio interestadual. A empresa está localizada estrategicamente para atender essa comercialização. A Brado tem um terminal intermodal em Rondonópolis (MT) e outro em Sumaré (SP), o que liga o maior polo produtor de milho do País à região mais industrializada. Em Rondonópolis, o terminal é estruturado com seis silos, dos quais três com capacidade de 5 mil toneladas e outros três de 1,2 mil toneladas. Cada cliente da operadora tem seu próprio silo, certificadora, regramento individual e horário de descarga previamente agendado para que as cargas não se misturem.

A destinação e exigências operacionais são atendidas de forma personalizada. A Brado tem, ainda, uma calculadora de emissões de CO², chamada de Green Log. Na ferramenta online, os clientes calculam as emissões evitadas com a adoção das soluções multimodais da empresa. Nos últimos dois anos, os clientes de milho do mercado interno deixaram de emitir cerca de 121 mil toneladas de CO², equivalentes à emissão anual de 26,2 mil veículos. Seriam necessárias 869 mil árvores para absorver integralmente esse volume. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.