30/Jan/2023
Segundo a Emater-RS, houve abandono de lavouras de milho para o consumo dos animais em regiões mais afetadas pela estiagem. As lavouras irrigadas apresentam potencial satisfatório, embora também sofram efeitos adversos das altas temperaturas e das elevadas taxas de evapotranspiração. Em todo o Estado, 56.773 produtores foram atingidos.
Os casos mais graves de danos estão em Bagé, Frederico Westphalen e Santa Maria. Em relação à colheita do milho, o índice alcançou 27% da área cultivada. O milho para silagem atingiu 50% da área colhida, mas muitas lavouras destinadas à produção de grãos estão sendo utilizadas alternativamente para aumentar o volume do alimento e minimizar prejuízos. A silagem para os animais deve apresentar redução da qualidade.
Os danos para o milho silagem são maiores nas regiões de Frederico Westphalen, Ijuí e Santa Maria. As perdas são intermediárias nas regiões de Bagé, Erechim, Pelotas e Santa Rosa. Os menores efeitos da estiagem estão localizados em Caxias do Sul. Em todo o Estado, 18.523 produtores foram prejudicados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.