ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Jan/2023

Futuros do milho têm leve alta na Bolsa de Chicago

Os futuros de milho fecharam em leve alta nesta terça-feira (10/01) na Bolsa de Chicago, com a expectativa de melhora da demanda pelo grão norte-americano. A diferença de preço entre o milho do Brasil e o dos Estados Unidos no mercado à vista vem diminuindo. Os traders estão mais confiantes em um aumento das exportações norte-americanas no médio prazo, já que o Brasil está ficando sem oferta exportável antes da safra nova.

O vencimento março/2023 ganhou 2,25 cents (0,34%), subindo para US$ 6,55 por bushel. Na atual temporada, porém, os embarques de milho dos EUA têm sido decepcionantes. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que 397.585 toneladas de milho foram inspecionadas para exportação em portos do país na semana até 5 de janeiro, queda de 41,8% ante a semana anterior. Desde o início do ano comercial 2022/2023, em 1º de setembro, os embarques dos EUA somam 10 milhões de toneladas, queda de 29% ante igual período do ciclo anterior.

A expectativa é de que o USDA reduza na quinta-feira suas estimativas de exportações norte-americanas e de demanda da indústria de etanol. O desempenho do milho também refletiu a queda do dólar ante o Real e o avanço do petróleo. O recuo da moeda norte-americana desestimula as vendas do Brasil, que vem exportando volumes recordes nos últimos meses. Já a alta do petróleo melhora a competitividade relativa do etanol, que nos EUA é feito principalmente com milho.

Fonte: Cogo Inteligência em Agronegócio.