16/Dez/2022
A StoneX revisou para baixo a previsão de produção de milho safra de verão (1ª safra 2022/2023) do Rio Grande do Sul para 4,51 milhões de toneladas. O volume é 16,3% menor que o indicado no último relatório de estimativa de safra divulgado pela consultoria. A previsão agora é de que o Estado registre produtividade média de 96,26 sacas de 60 quilos por hectare (5,78 toneladas por hectare). Áreas de milho de 1ª safra no Rio Grande do Sul estão sendo afetadas por condições climáticas adversas.
A irregularidade das chuvas no Estado durante a segunda quinzena de novembro e ao longo das primeiras semanas de dezembro, momento considerado crucial para a determinação do potencial produtivo das lavouras em muitas regiões, acabou acarretando perdas de produtividade. Nos últimos dias, o Estado chegou a receber chuvas, mas não de forma generalizada. Algumas regiões apresentaram certa recuperação, mas outras não.
A região noroeste do Estado é a que se encontra em uma situação mais crítica nesse momento, dado o estado fenológico da cultura. Será importante acompanhar as condições climáticas no restante de dezembro, visto que o Rio Grande do Sul ainda depende de boas chuvas para finalização da safra, pois as regiões de plantio e desenvolvimento tardio podem sofrer com adversidades climáticas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.