15/Dez/2022
Os futuros de milho fecharam em baixa nesta quarta-feira (14/12) na Bolsa de Chicago, refletindo a menor demanda pelo grão produzido nos Estados Unidos. Na semana passada, o Departamento de Agricultura do país (USDA) reduziu de 54,61 milhões de toneladas para 52,70 milhões de toneladas sua estimativa para exportações do país em 2022/2023. Dados publicados pelo USDA no dia 12 de dezembro mostraram que os embarques norte-americanos de milho no atual ano comercial somavam 7,15 milhões de toneladas, queda de 31% ante igual período do ciclo anterior. O vencimento março do grão recuou 3,00 cents (0,46%), e fechou a US$ 6,50 por bushel.
No balanço do milho norte-americano, o USDA confirmou a expectativa de queda nas exportações, dado o ritmo lento das vendas devido principalmente à seca no Rio Mississippi. Ainda assim, o corte foi maior do que o esperado pelo mercado, já que os estoques finais dos Estados Unidos ficaram acima da média das expectativas. Além disso, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) elevou a previsão de exportações brasileiras de milho em dezembro para 6,715 milhões de toneladas, ante 5,431 milhões de toneladas previstas na semana passada. A representação do USDA em Kiev elevou sua projeção para exportações ucranianas em 2022/2023 de 13,9 milhões de toneladas para 20,2 milhões de toneladas.
O Itaú BBA observou, no entanto, que o espaço para quedas deve ser limitado, tendo em vista o balanço apertado para o cereal nos Estados Unidos e no mundo, com o efeito do La Niña na América do Sul, as consequências da seca na Europa e a queda abrupta de produção na Ucrânia. Dados de estoques de etanol nos Estados Unidos vieram acima do esperado pelo mercado. No país, o biocombustível é feito principalmente com milho. Segundo a Administração de Informação de Energia, os estoques de etanol aumentaram 4,72% na semana até 9 de dezembro, para 24,4 milhões de barris, o maior nível desde 8 de abril. A produção média foi de 1,061 milhão de barris por dia na semana, queda de 1,49% ante o registrado na semana anterior, de 1,077 milhão de barris por dia.