ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Ago/2022

Futuros de milho em baixa acompanhando petróleo

Os futuros de milho fecharam em queda expressiva nesta segunda-feira (15/08) na Bolsa de Chicago. O desempenho refletiu em parte o enfraquecimento do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O avanço do dólar ante as principais moedas, que torna commodities produzidas nos Estados Unidos menos atraentes para compradores estrangeiros, também pesou sobre os contratos.

O vencimento dezembro do grão recuou 14,00 cents (2,18%), e fechou a US$ 6,28 por bushel. A alta do dólar e a queda do petróleo são resultado do sentimento de aversão a risco nos mercados internacionais, após dados de produção industrial e vendas no varejo na China terem vindo abaixo do esperado e levado o banco central do país a reduzir inesperadamente os juros. Para os mercados de grãos, especificamente, há temores de que uma desaceleração econômica na China acabe afetando a demanda.

A perspectiva de chuvas em áreas do Meio Oeste dos Estados Unidos que estavam mais secas também influenciou os negócios. Chuvas entre moderadas e fortes devem se deslocar pelo sudoeste de Iowa e Missouri até esta terça-feira (16/08), levando boas precipitações para áreas que precisam. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 538.406 toneladas de milho foram inspecionadas para embarque em portos dos Estados Unidos na semana até 11 de agosto, queda de 3,1% ante a semana anterior.