ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Ago/2022

Ucrânia: navios partem carregando 60 mil t de milho

O primeiro comboio de navios ucranianos composto pelos graneleiros Navi Star, Rojen e Polarnet, carregando quase 60 mil toneladas de milho, partiu do Porto de Odessa na sexta-feira (05/08), em um sinal de que o acordo com a Rússia para facilitar as exportações de alimentos ucranianos está se mantendo mesmo com o conflito em todo o país. A partida segue um teste realizado pelo navio Razoni, com bandeira de Serra Leoa, que deixou Odessa no dia 1º de agosto e, após uma inspeção conjunta entre os países envolvidos no tratado, em Istambul, foi autorizado a prosseguir para o Líbano.

Os inspetores também liberaram o primeiro navio em direção à Ucrânia em cinco meses, o Fulmar S, com bandeira de Barbados, segundo o Ministério da Defesa da Turquia. As remessas do comboio, que ajudarão a aliviar uma crise alimentar global e aquecerão a economia da Ucrânia, se tornaram viáveis por um acordo intermediado no mês passado pelo presidente da Turquia e pelo secretário-geral das Nações Unidas. Os três portos de Odessa podem receber cerca de 100 navios de carga e exportar perto de 3 milhões de toneladas de grãos por mês, afirmou o Ministério de Infraestrutura da Ucrânia.

A expectativa é de que as garantias de segurança da ONU e da Turquia continuem funcionando e que a exportação de alimentos se torne estável para todos os participantes do mercado. Apesar do sucesso do acordo, as forças russas e ucranianas continuam os confrontos. Autoridades da ONU, Turquia, Ucrânia e Rússia assinaram o tratado de grãos em Istambul após meses de negociações. Sob o documento, as partes em conflito concordaram em não atacar os navios que transitam pelo Mar Negro. Pilotos ucranianos guiarão seus navios por um canal seguro e sua carga será inspecionada em Istambul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.