02/Ago/2022
Os futuros de milho fecharam em baixa nesta segunda-feira (1º/08) na Bolsa de Chicago. A retomada das exportações de grãos ucranianos pelo Mar Negro levou traders a embolsar lucros, após o mercado ter acumulado alta de quase 10% na semana passada. Os mercados de grãos estão realizando lucros após uma semana sólida de ganhos. O vencimento dezembro do cereal recuou 10,25 cents (1,65%), e fechou a US$ 6,09 por bushel.
Segundo o governo turco, que ajudou a intermediar o acordo entre Rússia e Ucrânia, um navio com 26 mil toneladas de milho ucraniano deixou o Porto de Odessa nesta segunda-feira (1º/08) com destino a Trípoli, no Líbano. Se esse corredor de exportação for razoavelmente bem-sucedido, ajudará bastante a aliviar a escassez de grãos na Europa, Oriente Médio, África e Ásia, segundo o Rabobank. Os portos da Grande Odessa têm cerca de 600 mil toneladas de grãos prontos para embarque em 16 navios, quase 50% das exportações mensais da Ucrânia por via terrestre desde o início da guerra.
Os negócios também foram influenciados pelo recuo do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 856.938 toneladas de milho foram inspecionadas para embarque em portos dos Estados Unidos na semana até 28 de julho, alta de 13,68% ante a semana anterior.