ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2022

Previsão de aumento de área na 2ª safra de 2023

Segundo a AgRural, a área de milho 2ª safra de 2023 tende a ser ampliada. O aumento vai depender do comportamento dos preços do cereal e do câmbio nos próximos meses. No Brasil, o preço está em baixa devido à maior oferta da 2ª safra de 2022. A expectativa inicial é de área maior na 2ª safra de 2023, mas não aumento tão grande como ocorreu na 2ª safra de 2022, que foi de 10% no Centro-Sul. Há também o custo de produção que pesa na decisão de plantio e os preços que tendem a ficar mais baixos. A competição de área de milho 2ª safra com trigo, que ocorre no Paraná, também vai depender dos preços de ambos os cereais e do que vai ocorrer com a questão Rússia-Ucrânia e a safra da Argentina.

O Paraná reduziu a área plantada com trigo na safra 20222 em 5% e destinou as lavouras para o milho 2ª safra de 2022. A tendência é de que o milho 2ª safra ganhe a competição novamente. Na avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o tamanho da área que será plantada com milho na 2ª safra de 2023 dependerá muito mais dos custos do que de preços. Os custos vão depender muito do comportamento dos fertilizantes, que têm dado sinais de arrefecimento, o que pode ser sinalização positiva.

O tamanho vai depender também do quanto será a ampliação da área da 1ª safra de grãos, neste caso, especialmente da área de soja. A CNA não observa concorrência entre áreas de milho 2ª safra e trigo na Região Sul e destacou que há potencial para ampliação da área de trigo tanto na Região Sul quanto na Região Centro-Oeste. O que vai depender das questões entre Rússia e Ucrânia e do eventual acordo de comercialização da retirada dos produtos da região, que tende a influenciar na dinâmica de preços do mercado. Há potencial e expectativa de aumento na área de trigo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.