20/Jun/2022
As operações de comércio eletrônico oferecidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram apresentadas à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O destaque foi o Contrato a Termo, uma modalidade de comercialização que permite aos pecuaristas do País a compra futura de milho para uso na ração. A expectativa é ampliar o conhecimento quanto à ferramenta disponibilizada pela Conab para as transações de compra e venda de milho e sensibilizar os pecuaristas e produtores para o uso deste canal, como forma segura de negociação.
O planejamento de compra e venda de insumos vem sendo amplamente discutido pelo setor pecuarista, e as operações futuras se apresentam como uma excelente possibilidade logística. Isso porque o Contrato a Termo é uma modalidade de comercialização que pode reduzir os riscos de preços para os dois lados da cadeia produtiva, tanto para os pecuaristas quanto para os agricultores. A novidade oferecida pela Conab contribui para o estabelecimento de uma remuneração adequada em consonância com a oferta de um produto de qualidade. Para os criadores de animais, é importante que o principal insumo (a ração) tenha condições melhores de aquisição do que as que existem atualmente.
Nos últimos três anos, as cotações do milho e farelo de soja estão bem acima da média histórica dos últimos dez e dos últimos cinco anos. As cotações dos grãos encontram-se com alta volatilidade, o que aumenta a necessidade de uma gestão de riscos, visto que aumenta o grau de incertezas tanto para o produtor quanto para o criador. O Contrato a Termo é uma das modalidades de negócio eletrônico ofertadas pela Conab na plataforma “Leilão pra Você”. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.