ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jun/2022

Futuros de milho em alta com bloqueios na Ucrânia

Os futuros de milho fecharam em alta expressiva nesta terça-feira (07/06) na Bolsa de Chicago, apesar do avanço do plantio e da boa condição das lavouras nos Estados Unidos. Os ganhos foram sustentados por especulações de que um acordo para a criação de corredores de exportação de grãos no Mar Negro seja improvável, após bombardeios russos no porto ucraniano de Mykolaiv.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu por um corredor seguro para que os navios ucranianos possam exportar os grãos produzidos no país. Zelensky acrescentou que, se agora há de 22 milhões a 25 milhões de toneladas bloqueadas nos portos, no outono poderá haver 75 milhões de toneladas. O vencimento julho do milho avançou 14,50 cents (1,95%), e fechou a US$ 7,57 por bushel.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 73% da safra de milho do país apresentava condição boa ou excelente até o dia 5 de junho. Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 72%. O plantio de milho está quase concluído. Os produtores tinham semeado 94% da área total prevista até o dia 5 de junho, em comparação a 98% um ano antes e 92% na média dos cinco anos anteriores. Esses números exigem no momento pouco prêmio de risco adicional.