ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mar/2022

Futuros do milho têm leve alta seguindo o petróleo

Os futuros de milho reverteram perdas e fecharam em leve alta nesta terça-feira (08/03) na Bolsa de Chicago. Os ganhos foram sustentados pelo avanço do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O vencimento maio do grão subiu 2,25 cents (0,30%), e fechou a US$ 7,53 por bushel.

Investidores também ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta quarta-feira (09/03). O USDA deve reduzir sua estimativa de estoques finais nos Estados Unidos de 39,12 milhões de toneladas para 37,49 milhões de toneladas.

Quanto à produção de milho no Brasil, os analistas esperam que o USDA reduza sua estimativa de 114 milhões de toneladas para 112,9 milhões de toneladas. A previsão para a Argentina deve ser cortada de 54 milhões de toneladas para 52 milhões de toneladas. A alta foi limitada em parte pelo recuo do trigo, que é substituto direto do milho em ração animal.

O mercado também foi pressionado durante boa parte da sessão por um movimento de embolso de lucros após as altas recentes. Além disso, existe a possibilidade de que os preços mais altos resultem em uma intenção de plantio nos Estados Unidos maior do que a prevista antes do início do conflito entre Rússia e Ucrânia.