ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Fev/2022

Futuros de milho têm altas acompanhando o trigo

Os futuros de milho fecharam em alta nesta quinta-feira (17/02) na Bolsa de Chicago, influenciados pelo desempenho do trigo. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal. O clima seco em áreas de cultivo da Argentina e a instabilidade na região do Mar Negro também deram suporte às cotações. As tensões na região afetam diretamente o milho, já que a Ucrânia é o quarto maior exportador mundial do grão.

O vencimento maio subiu 3,50 cents (0,54%), e fechou a US$ 6,49 por bushel. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país venderam 820 mil de toneladas de milho da safra 2021/2022 na semana encerrada em 10 de fevereiro. O volume representa alta de 39% ante a semana anterior, mas queda de 23% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2022/2023, foram comercializadas 113,5 mil toneladas. As vendas totais foram de 933,5 mil toneladas.

O recuo do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol, impediu uma alta mais acentuada das cotações. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. Além disso, dados publicados na quarta-feira (16/02) mostraram que os estoques de etanol no país ficaram acima da expectativa na semana passada. De acordo com a Administração de Informação de Energia, as reservas aumentaram 2,8% na semana até 11 de fevereiro, para 25,5 milhões de barris.