ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jan/2022

Futuros de milho avançam acompanhando o trigo

Os futuros de milho fecharam em alta nesta terça-feira (18/01) na Bolsa de Chicago, influenciados pelo desempenho do trigo. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal. Os ganhos também foram sustentados pelo avanço do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O vencimento março do grão subiu 3,25 cents (0,55%), e fechou a US$ 5,99 por bushel.

Especulações sobre a área a ser semeada nos Estados Unidos neste ano também influenciaram os negócios. Este provavelmente será um ano em que o mercado dará mais atenção do que o normal à área, tendo em vista os altos custos de insumos para produtores. A alta foi limitada pela previsão de tempo mais chuvoso na Região Sul do Brasil e na Argentina. Também pesou sobre as cotações o fortalecimento do dólar ante as principais moedas, que torna commodities produzidas nos Estados Unidos menos atraentes para compradores estrangeiros. A desaceleração das exportações norte-americanas também impediu uma alta mais acentuada.

A Ucrânia vem exportando uma safra recorde de milho e tomando dos Estados Unidos uma grande fatia do mercado asiático. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 1,2 milhão de toneladas de milho foram inspecionadas em portos dos Estados Unidos na semana passada, aumento de 17,75% em relação à semana anterior. Porém, desde o início do ano comercial, as exportações somam apenas 15,3 milhões de toneladas, queda de 12,6% ante igual período da temporada anterior.