17/Jan/2022
Segundo a Emater-RS, a colheita do milho safra de verão (1ª safra 2021/2022) atinge 20% da área. Das lavouras de milho no Estado, 28% estão em maturação, 25% em enchimento de grãos, 10% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Falta apenas 5% para conclusão do plantio da área total estimada.
Na região de Pelotas, as lavouras implantadas no cedo foram beneficiadas pelas últimas chuvas, pois encontram-se em estádio reprodutivo de desenvolvimento. No entanto, a irregularidade das precipitações gera perdas em lavouras onde não choveu e naquelas em que o volume precipitado foi baixo. Na região de Santa Rosa, algumas lavouras apresentam perda superior a 80% em relação à produtividade esperada inicialmente.
Os produtores têm solicitado o amparo do Proagro e a liberação dessas lavouras para a alimentação de bovinos. Na região de Caxias do Sul, a média de perdas está em 25%, variáveis em função do estádio de desenvolvimento da cultura e da microrregião onde se localiza. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.