11/Jan/2022
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, irá visitar os Estados mais afetados pela estiagem, a fim de avaliar os impactos da seca nas lavouras. Além da ministra, técnicos do Ministério da Agricultura, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Banco Central e do Ministério da Economia devem integrar a comitiva. A visita da ministra é esperada por representantes do setor produtivo de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, Estados que registram perdas nas lavouras de soja e milho safra de verão (1ª safra 2021/2022).
Medidas de apoio aos produtores rurais estão sendo discutidas, mas dependerão dos levantamentos que já estão em andamento para dimensionar as perdas. Entre as eventuais medidas, o governo estuda apoio de crédito adicional aos produtores dos municípios com estado de emergência reconhecido pelo governo federal.
A Conab e órgãos estaduais estão em campo realizando levantamentos sobre a intensidade e amplitude do impacto na produção agrícola, mensurando as perdas por cultura e região. Os dados coletados até o momento ainda não permitem inferir sobre o tamanho real das perdas. Há que se considerar que o fenômeno La Niña pode se estender até o final do verão. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.