ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Dez/2021

Futuros impulsionados por fundos de investimento

Os futuros de milho fecharam em alta nesta terça-feira (14/12) na Bolsa de Chicago, com compras realizadas por fundos de investimento. Até as 14h (de Brasília), esses agentes tinham comprado 5.400 contratos de milho. O fluxo de fundos de investimento aumentará nas próximas semanas e será um fator importante na formação de preços.

O vencimento março do grão subiu 5,25 cents (0,90%), e fechou a US$ 5,90 por bushel. O desempenho do mercado também refletiu preocupações com o clima seco na Região Sul do Brasil e na Argentina. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná (Seab), as condições das lavouras de milho da safra de verão (1ª safra 2021/2022) no Estado são: boas (77% ante 90% na semana anterior); médias (20% ante 9%); e ruins (3% ante 1%).

Investidores estão ajustando posições antes do fim do mês, do trimestre e do ano. Depois desta semana, muitos traders devem se ausentar do mercado até o dia 12 de janeiro, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica os números finais de produção no país. De agora até lá, as novidades nos fundamentos podem ser escassas, o que colocará mais ênfase nos mercados externos e fatores técnicos para a direção dos preços.