03/Dez/2021
Os futuros de milho fecharam em alta nesta quinta-feira (02/12) na Bolsa de Chicago, impulsionados por um movimento de correção. O milho está tendo uma boa recuperação, já que o mercado está vendo as perdas do início da semana como exageradas. Somente nas duas primeiras sessões da semana, o grão acumulou desvalorização de 4,1%. Tendo em vista que muitos traders estavam com uma posição técnica sobrevendida, havia espaço para uma correção.
O vencimento março ganhou 5,25 cents (0,92%), e fechou a US$ 5,76 por bushel. Números semanais de vendas externas dos Estados Unidos vieram dentro da expectativa do mercado. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 1,02 milhão de toneladas de milho da safra 2021/2022 na semana até 25 de novembro. O volume representa queda de 29% ante a semana anterior e de 12% em relação à média das quatro semanas anteriores.
A demanda tem sido boa na atual temporada, mas grande parte dos importadores recorreu à Ucrânia no outono (do Hemisfério Norte). Isso deverá mudar no inverno, à medida que a oferta exportável da Ucrânia começar a diminuir. Há muita especulação de que a área plantada e a produção no ano que vem serão significativamente menores, por causa da escassez de fertilizantes e dos custos mais altos de produção. Embora a situação deva acabar se corrigindo, os altos custos de fertilizantes devem persistir até a temporada de plantio da primavera de 2022, no mínimo.