02/Dez/2021
A FS se tornou a primeira produtora de etanol de milho do Brasil a vender energia a biomassa no ambiente regulado. A unidade de Sorriso (MT) comercializou 4,2 MW médios no Leilão de Energia Nova A-5 a R$ 273,00/Mwh. A empresa não tinha atuado no mercado regulado, foi uma oportunidade de diversificação do portfólio de venda de energia. A ideia é tornar-se mais ativa nesse mercado, e não só no livre. O mercado regulado dá previsibilidade à companhia num horizonte mais longo.
Nesse caso, a empresa vende energia no contrato de longo prazo corrigido pela inflação e preserva a previsibilidade de preço. Isso dá uma capacidade maior de planejamento. Para entrar nessa nova seara, a companhia precisou passar por trâmites regulatórios. Como ninguém tinha feito energia de biomassa dentro de uma usina de etanol de milho, foi preciso convencer a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que havia condições de garantir o suprimento de biomassa por mais 20 anos. O insumo da energia será o cavaco de madeira, com expectativa de uso de 240 mil metros cúbicos de cavaco ao ano.
A energia produzida além do necessário no ambiente regulado será usada para consumo próprio nas unidades e vendida no mercado livre. A companhia pode produzir energia a partir da biomassa de maneira linear, durante 365 dias do ano. É bom ter diversificação de fontes na matriz. A hidrelétrica acaba sendo sazonal, e tem outras fontes como solar e eólica que também são intermitentes. No caso da empresa, é fonte bastante estável e firme ao longo do ano todo, então é um complemento importante. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.