ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Nov/2021

Futuros em baixa com as liquidações de posições

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta segunda-feira (29/11) na Bolsa de Chicago. Fundos de investimento liquidaram posições compradas em meio às incertezas quanto ao impacto da variante ômicron do coronavírus. As manchetes sobre a variante ômicron afastaram investidores e levaram fundos de hedge a reduzir apostas em commodities e na inflação. O ambiente macroeconômico negativo continua sendo a maior ameaça para os futuros agrícolas.

O vencimento março do grão recuou 9,50 cents (1,61%), e fechou a US$ 5,82 por bushel. O petróleo caiu cerca de 13% na sexta-feira (26/11), refletindo preocupações com os possíveis efeitos da nova variante sobre a economia global. Para muitos analistas, a queda teria sido acentuada pelo volume reduzido de negócios após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos (25/11), e o mercado passaria por um ajuste nesta segunda-feira (29/11).

Apesar da correção, a alta foi bem menor do que se esperava. O desempenho do petróleo tende a afetar a competitividade relativa do etanol, que nos Estados Unidos é feito principalmente com milho. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o volume de milho inspecionado em portos do país na semana até 25 de novembro diminuiu 7,22% ante a semana anterior, para 766.063 toneladas.