ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Out/2021

Futuros de milho em alta acompanhando petróleo

Os futuros de milho fecharam em alta na sexta-feira (15/10) na Bolsa de Chicago. Os ganhos foram sustentados em parte pelo avanço do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. Traders também recompraram posições com a melhora das margens na fabricação de etanol. Dados mostraram que a produção média no país foi de 1,03 milhão de barris por dia na semana encerrada em 8 de outubro.

O volume, o maior desde o fim de julho, representa alta de 5,3% ante o registrado na semana anterior, de 978 mil barris por dia. O vencimento dezembro do grão avançou 9,00 cents (1,74%), e fechou a US$ 5,25 por bushel. O aumento dos custos de fertilizantes, por causa dos altos preços de energia e da escassez de alguns ingredientes, também impulsionou os futuros de milho. Há muitas sugestões de que a produção e a área plantada e colhida serão significativamente menores no próximo ano devido à falta de fertilizantes e ao custo de produção.

Dados de vendas externas dos Estados Unidos vieram dentro da expectativa do mercado. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 1,039 milhão de toneladas de milho da safra 2021/2022 na semana encerrada em 7 de outubro. O volume representa queda de 18% ante a semana anterior, mas alta de 85% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2022/2023, as vendas somaram 3,6 mil toneladas.