ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Set/2021

Futuros do milho em alta acompanhando petróleo

Os futuros de milho fecharam em alta expressiva nesta segunda-feira (27/09) na Bolsa de Chicago. Os ganhos foram sustentados em parte pelo avanço do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. Usinas de etanol no Meio Oeste estão aumentando suas propostas para incentivar mais produtores a vender milho da safra nova. Por enquanto, os agricultores estão segurando o produto.

O vencimento dezembro do grão avançou 12,75 cents (2,42%), e fechou a US$ 5,39 por bushel. Temores de que o rendimento nos Estados Unidos fique abaixo da expectativa também influenciaram os negócios. Relatos de produtores indicam que o clima úmido em algumas áreas do Meio Oeste favoreceu o surgimento de doenças e que isso deve afetar a produtividade. A grande questão ainda é se o rendimento nas áreas em boas condições vai compensar as perdas nas áreas ruins.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou nesta segunda-feira (27/09) que 517.539 toneladas de milho foram inspecionadas para exportação em portos do país na semana até 23 de setembro, alta de 28,3% ante a semana anterior. Em igual período do ano passado, o volume foi de 826.995 toneladas. Desde o início do ano comercial 2021/2022, o volume inspecionado foi de 1,4 milhão de toneladas, ante 2,82 milhões de toneladas um ano antes. A redução se deve em grande parte aos problemas logísticos na região do Golfo dos Estados Unidos.