23/Set/2021
Os futuros de milho negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (22/09). Os mercados de commodities foram impulsionados pela diminuição das preocupações com um possível calote da incorporadora chinesa Evergrande. Esse alívio momentâneo aumentou o apetite por risco e isso se refletiu na alta do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol.
Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O vencimento dezembro do grão subiu 8,50 cents (1,64%), e fechou a US$ 5,25 por bushel. Dados divulgados nesta quarta-feira (22/09), porém, mostraram que a produção média de etanol nos Estados Unidos caiu 1,17% na semana encerrada em 17 de setembro ante a semana anterior, para 926 mil barris por dia.
Os estoques do biocombustível aumentaram 0,5% na mesma comparação, para 20,1 milhões de barris. Processadores em algumas regiões dos Estados Unidos, principalmente fabricantes de etanol, estão pagando prêmios substanciais para garantir milho. Eles estão fazendo isso para aproveitar as margens atuais de fabricação de etanol, garantir estoques e evitar que o grão entre nos canais de exportação. Isso não é incomum em anos de estoques apertados.