ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Set/2021

Futuros do milho caem com fracas vendas dos EUA

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta quinta-feira (16/09), após dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram abaixo da expectativa do mercado. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 246,6 mil toneladas de milho da safra 2021/2022 na semana encerrada em 9 de setembro.

Para 2022/2023 foram comercializadas 2,3 mil toneladas. O vencimento dezembro do grão recuou 4,00 cents (0,75%), e fechou a US$ 5,29 por bushel. Isso não é exatamente o que o mercado queria ver na segunda semana do ano comercial (iniciado em 1º de setembro). A percepção é de que o milho já estabeleceu um piso sazonal. Mesmo assim, certamente será preciso algo mais positivo no lado da demanda. O mercado também foi pressionado pelo fortalecimento do dólar ante as principais moedas, que torna commodities produzidas nos Estados Unidos menos atraentes para compradores estrangeiros.

O avanço da colheita nos Estados Unidos também pesou sobre as cotações. Porém, há relatos de produtividade abaixo da expectativa em áreas já colhidas. Os primeiros dados da colheita de milho continuam decepcionantes, com campos com doenças rendendo menos do que as pesquisas de campo/expectativas do agricultor.