ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Set/2021

MT expandirá a área de milho na 2ª safra de 2022

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea), a área plantada com milho em Mato Grosso na safra 2021/2022 deve crescer ante a semeada com o cereal no Estado em 2020/2021. De modo geral, o momento é favorável para a agricultura. Os preços vêm impulsionando as margens. Isso deve impulsionar a área de milho para próxima safra, somado ao cenário de oferta reduzida no País e demanda crescente, que contribui para expansão do cultivo.

As primeiras estimativas do Imea para a safra 2021/2022 serão apresentadas na próxima segunda-feira (06/09). Entre os fatores que sustentam a demanda interna por milho, destaca-se, além do consumo crescente pela indústria de proteína animal e das exportações firmes, o aumento nas vendas de milho para etanol em Mato Grosso. Observa-se um incremento de 30% na safra 2020/2021 no volume destinado ao etanol e esse número deve continuar avançando no próximo ciclo.

Já foi comercializada antecipadamente 30% da safra 2021/2022 do Estado, que ainda será plantada. Este nível está próximo da média histórica dos últimos cinco anos. O produtor só não vendeu mais em virtude do cenário incerto e do receio de comprometer volume expressivo da produção e o preço subir nos próximos meses. A comercialização atual está em patamar suficiente para o produtor travar os custos de produção antecipadamente.

O primeiro semestre do ano que vem será decisivo para preços e para o produtor dar sequência à comercialização antecipada. Nessas compras antecipadas, destaca-se a maior presença das indústrias para alimentação animal, que vêm aumentando a garantia prévia do produto. Essa indústria, há alguns anos, sempre aguardava a colheita para encontrar milho barato em Mato Grosso e levar para o seu destino. Isso não acontece mais. Houve uma mudança no comportamento de compra dessa indústria diante da disparada do preço do milho.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que a produção brasileira de milho pode alcançar 115,9 milhões de toneladas na safra 2021/2022, aumento de 33,8% ante 2020/2021. Deste volume total, 87,3 milhões de toneladas devem ser colhidas na segunda safra, 27,2 milhões de toneladas na primeira safra e 1,5 milhão de toneladas na terceira safra. A área plantada com milho no País deve crescer 3% em 2021/2022 ante o ciclo anterior, para 20,6 milhões de hectares. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.