ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Ago/2021

PR segue com atraso na colheita da 2ª safra 2021

A colheita do milho 2ª safra de 2021 no Paraná, que está atrasada, tende a coincidir com o início do plantio de soja 2021/2022. A expectativa de chuvas e temperaturas baixas para as próximas semanas pode prejudicar ainda mais a evolução da colheita. É provável que a retirada do cereal termine junto com o início da semeadura da soja no Estado. Em 10 de setembro já estará liberado o plantio de soja da safra 2021/2022 no Estado. Nessa data, algumas regiões do Paraná provavelmente ainda terão áreas com milho para serem colhidas. É uma situação inédita.

A colheita tardia deve-se, além do atraso na implantação das lavouras do cereal, ao frio intenso e à elevada umidade que perpassam pelo Estado nos últimos meses. Julho se encerrou com apenas 5% das lavouras colhidas. As temperaturas baixas limitam a perda de umidade das lavouras, o que acaba atrasando ainda mais a colheita no Paraná. Há necessidade de determinado nível de umidade para boa colheita do cereal. A previsão de frio intenso e chuvas em agosto também preocupa quanto à qualidade dos grãos.

A produção de milho do Estado foi prejudicada por estiagem prolongada e ocorrência de geadas em três momentos distintos. As consequências podem ser vistas no baixo peso do grão e no menor número de espigas por hectare. A região norte foi a mais prejudicada no Estado e pode ter 11% da área sem ser colhida. Em torno de 120 hectares de lavouras tendem a não ser colhidas pelas produtividades muito baixas, o que não compensa o custo da operação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.