ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jul/2021

Futuros em queda com as fracas vendas dos EUA

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta quinta-feira (22/07) na Bolsa de Chicago, refletindo dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram abaixo do esperado pelo mercado. O vencimento dezembro do grão perdeu 7,25 cents (1,28%) e fechou a US$ 5,61 por bushel. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que os cancelamentos superaram em 88,5 mil toneladas as vendas de milho da safra 2020/2021 na semana até 15 de julho. O resultado representa queda significativa em relação à semana anterior e à média das quatro semanas anteriores.

A China cancelou compras de 160 mil toneladas. Para 2021/2022, foram relatadas vendas de 47,7 mil toneladas. A China não apareceu entre os principais compradores. A soma das duas safras resultou em saldo negativo de 40,8 mil toneladas. Tendo em vista a percepção de que não deve haver melhora significativa na condição das lavouras dos Estados Unidos no futuro próximo, o desempenho do mercado parece sugerir que traders já não estão se concentrando somente em questões de produção. Isso pode ser prematuro ou não, mas significa que a atenção deve se voltar para a demanda.

Incertezas quanto à demanda por etanol nos Estados Unidos também pesam sobre os contratos. No país, o biocombustível é feito principalmente com milho. Um grupo de senadores nos Estados Unidos apresentou nesta semana um projeto de lei que eliminaria o volume obrigatório de etanol de milho das exigências de mistura de biocombustíveis no país. Além disso, o governo do presidente Joe Biden adiou o processo para decidir os volumes mínimos de combustíveis renováveis que refinarias dos Estados Unidos devem misturar a combustíveis fósseis.