02/Jul/2021
A Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon (PR), avalia que as fortes geadas registradas em grande parte do Paraná e em Mato Grosso do Sul na terça-feira (29/06) e na quarta-feira (30/06) geram preocupação em relação às lavouras de milho, que podem ter a produtividade comprometida. Há prejuízos, mas ainda não é possível avaliar os danos.
Vai depender do clima nos próximos dias, além de outros fatores. Os prejuízos dependem da fase do desenvolvimento que a cultura se encontra no campo, da intensidade que a geada atingiu a lavoura, do comportamento do híbrido com relação ao frio e do nível de queima foliar que aconteceu por conta da geada. Muitas lavouras estão em fase de formação de espiga e enchimento de grãos, algumas apresentam os grãos em formação no estágio leitoso, quando os danos podem ser maiores.
Outras lavouras já estão com os grãos farináceos, já um pouco mais duros, mas não chegaram ao ponto de maturação fisiológica, o que aponta para possíveis perdas, mas ainda é preciso aguardar para ter uma avaliação precisa dos impactos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.