ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jun/2021

Futuros em leve baixa com fortalecimento do dólar

Os futuros de milho negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (16/06). O mercado foi influenciado pelo fortalecimento do dólar ante as principais moedas, que torna commodities produzidas nos Estados Unidos menos atraentes para compradores estrangeiros. O vencimento dezembro do grão recuou 1,25 cent (0,22%) e fechou a US$ 5,72 por bushel. Dados de produção de etanol nos Estados Unidos também pesaram sobre os contratos.

No país, o biocombustível é feito principalmente com milho. Segundo a Administração de Informação de Energia do país, a produção média na semana encerrada em 11 de junho diminuiu 3,9% ante a anterior, para 1,025 milhão de barris por dia. Os estoques de etanol aumentaram 0,6% na semana, para 20,6 milhões de barris. As perdas foram limitadas por uma venda avulsa de milho norte-americano. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores do país relataram venda de 153.416 toneladas de milho para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2021/2022.

Preocupações com o clima seco em algumas regiões de cultivo dos Estados Unidos também impediram uma queda mais acentuada. No norte das Grandes Planícies, temperaturas abaixo do normal vão ajudar a aliviar o estresse das lavouras, mas a região precisa urgentemente de chuvas. No oeste do Meio Oeste, mais especificamente Minnesota e Iowa, a seca vem se expandindo, resultando em piora significativa da condição das lavouras.