ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mai/2021

MS estima as perdas com a estiagem na 2ª safra

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) informou que a 2ª safra de 2021 em Mato Grosso do Sul já pode estar comprometida por causa da falta de chuvas no Estado. Segundo dados do projeto Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), há regiões com mais de 35 dias de estiagem e baixa expectativa de chuva para maio e junho. Como impacto, há percentuais da lavoura em condições ruins, sendo 9% na região sudeste, 10% na região sul, 5% no centro e 5% no oeste do Estado.

A Aprosoja-MS comenta que essas áreas estão em um estágio de desenvolvimento que necessita de chuva e o que está previsto não atende à demanda. Então, a situação é delicada para a safra. Mais à frente, há risco de novas altas do grão, que hoje está cotado a R$ 96,63 por saca de 60 Kg. Neste momento, os preços estão elevados em Mato Grosso do Sul, com estoques de milho zerados e previsão ruim para a próxima safra.

Obviamente, nos próximos meses, haverá uma pressão maior sobre os preços da ração. A projeção de área plantada para o milho 2ª safra de 2021 de Mato Grosso do Sul é de 2,003 milhões de hectares, com aumento de 5,7% quando comparada com a área da safra 2019/2020, que foi 1,895 milhão de hectares. A produtividade estimada é de 75 sacas de 60 Kg por hectare, gerando uma produção de 9,013 milhões de toneladas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.