ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Mar/2021

Demanda da China deve elevar exportação do Brasil

Segundo o Itaú BBA, as negociações entre Brasil e China para destravar as exportações de milho brasileiro tendem a ocorrer de forma rápida, dada a perspectiva de demanda crescente do país pelo cereal para recompor seu rebanho de suínos. Se a demanda crescer numa velocidade grande, a negociação entre os dois países tende a ser rápida.

Não está descartada a possibilidade de o Brasil começar a embarcar milho para a China ainda em 2021. Se houver restrição de oferta (global de milho) e a demanda chinesa continuar, há uma grande chance. O Brasil já se beneficia do aumento das importações chinesas de milho dos Estados Unidos, pois passa a atender outros destinos que tiveram volumes direcionados à China. O Brasil deve se consolidar cada vez mais como exportador global, dado o potencial de aumento de produção.

O Brasil exportou em 2020 34,8 milhões de toneladas de milho para diversos destinos, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), mas os embarques para a China ainda esbarram em exigências fitossanitárias do país em relação ao cereal brasileiro. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.