ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Mar/2021

Atraso no plantio pode resultar em menor produção

O Credit Suisse projetou preços elevados dos grãos no Brasil e no mundo nos próximos meses, à luz de possíveis frustrações no lado da oferta. O relatório destacou a chuva excessiva em Mato Grosso, que atrapalha a colheita de soja e o plantio de milho 2ª safra de 2021. Mas, ainda é muito cedo para estimar os impactos negativos sobre a produtividade das safras. Os riscos estão inclinados para o lado negativo. A chuva excessiva em Mato Grosso atrapalha a colheita de soja e o plantio de milho 2ª safra de 2021.

Quanto ao milho, o atraso na colheita da soja, que costuma reduzir o período ideal para o plantio do cereal, é um risco significativo para a produção de Mato Grosso. Se o atraso é um risco para a produção, a safra 2020/2021 é um alerta para vários produtores de grãos, com apenas 73,0% da área estimada já semeada (versus uma área plantada de 91,3% na média das últimas cinco safras e 98,0% em igual período do ciclo passado).

Mas, ainda é muito cedo para estimar o impacto negativo desse atraso na produtividade do milho em Mato Grosso. Entretanto, a produção do Estado, prevista em cerca de 36,2 milhões de toneladas, pressupõe pouca mudança na produtividade da 2ª safra de 2021 na comparação com a temporada anterior, com uma queda de apenas 0,8%, para 105,7 sacas de 60 quilos por hectare. Há um claro risco de queda para a produção de milho de Mato Grosso (e do Brasil) na safra atual, o que deve dar suporte aos preços. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.