ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mar/2021

MT reduz previsão para produção da 2ª safra 2021

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) reduziu a previsão de produção de milho na 2ª safra de 2021 em Mato Grosso, de 36,294 milhões de toneladas para 36,267 milhões de toneladas. A projeção de área plantada foi reduzida, de 5,691 milhões de hectares para 5,687 milhões de hectares, enquanto a projeção de produtividade subiu de 106,28 por saca de 60 Kg por hectare para 106,29 por saca de 60 Kg por hectare.

O atraso na semeadura da soja no ano passado e na colheita deste ano está influenciando a implantação do milho. Além disso, os altos volumes de chuva neste momento prejudicam os trabalhos a campo, retardando ainda mais a semeadura do cereal. Esses fatores podem afetar a decisão do produtor de ampliar a área cultivada, já que grande parte do milho ficará fora da janela ideal, mas de forma limitada. Os preços atrativos do milho, os insumos já adquiridos antecipadamente e as consultas a campo indicam poucas mudanças em relação às intenções de cultivo.

Foi ajustada para cima a previsão de área da região nordeste (+0,13%) e reduzida a área da região centro-sul (-0,31%) em relação ao último relatório. Isso se deve ao adiantamento da semeadura no nordeste, onde 68,54% da área já foi plantada, enquanto a região centro-sul segue como a mais atrasada nos trabalhos a campo, com 29,85% do plantio concluído. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.