ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jan/2021

Ucrânia limitará as exportações de milho em 2021

O governo da Ucrânia decidiu limitar as exportações de milho em até 24 milhões de toneladas na atual temporada 2020/2021. O país é o quarto maior exportador de milho do mundo, depois dos Estados Unidos, Brasil e Argentina. Em meio à alta do milho, o interesse de produtores de proteína animal pelos baixos preços das rações tem entrado em conflito com os exportadores. A associação comercial do país rejeitou o limite às exportações, apontando estoques suficientes no país.

Contudo, a limitação a um máximo de 24 milhões de toneladas é considerada mais simbólica, um compromisso que não exige esforço excessivo de nenhuma das partes e, dificilmente, atrairá muitas críticas do exterior. Partidários das restrições inicialmente exigiam um volume máximo de 22 milhões de toneladas exportadas, já que a safra, esperada em quase 40 milhões de toneladas, não correspondeu às expectativas por causa da seca e caiu abaixo do nível recorde do ano anterior, de quase 36 milhões de toneladas. O governo fala em 30,3 milhões de toneladas (produzidas).

Ao mesmo tempo, espera exportar 23,5 milhões de toneladas, o que está próximo da previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), de 24 milhões de toneladas. Restrições às exportações de grãos estão sendo cada vez mais impostas durante a crise da Covid-19. As restrições de venda do trigo russo chegaram a ser objeto de uma conferência de ministros da Agricultura de mais de 70 países. Eles pedem para que o comércio mundial de alimentos seja mantido aberto, de forma a garantir o abastecimento dos países que dependem da importação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.