20/Ago/2020
Os futuros de milho negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (19/08). O mercado foi pressionado pelos resultados parciais da expedição de safra Pro Farmer Midwest Crop Tour, que está percorrendo lavouras no Meio Oeste dos Estados Unidos nesta semana. O vencimento dezembro do grão recuou 2,00 cents (0,59%) e fechou a US$ 3,39 por bushel. Em Indiana, a Pro Farmer estimou a produtividade média em 11,29 toneladas por hectare, alta de 11,4% ante a projeção de um ano atrás. Na comparação com a média dos três anos anteriores, o rendimento médio das lavouras é 4,8% maior.
Os rendimentos encontrados no estado foram bons, mas não ótimos. Para Nebraska, a estimativa de rendimento ficou em 10,99 toneladas por hectare, aumento de 1,5% ante o ano passado e de 1,6% na comparação com a média dos últimos três anos. Na semana passada, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a produtividade em Indiana e Nebraska 11,8 e 11,99 toneladas por hectare, respectivamente. Embora menores, os números da expedição ainda indicam uma safra volumosa em 2020.
A expedição Pro Farmer está em andamento e observando algumas variações, mas, de modo geral, a safra parece sólida. A grande expectativa é pelos números de Iowa, após a tempestade de vento que atingiu o Estado na semana passada. O aumento dos estoques de etanol nos Estados Unidos, que sinaliza uma recuperação ainda lenta da demanda por combustíveis, também pesou sobre os contratos. Dados publicados nesta quarta-feira (19/08) mostraram que os estoques do biocombustível avançaram 0,5% na semana passada, para 20,3 milhões de barris. Nos Estados Unidos, o etanol é feito principalmente com milho.