17/Jul/2020
O preço do DDG (grãos secos de destilaria) usado nas dietas de suínos e bovinos em sistemas intensivos subiu 9,2% nos 15 primeiros dias de julho ante a segunda quinzena de junho. O valor pago por pecuaristas em Mato Grosso e Goiás atingiu o pico de R$ 1.051,43 por tonelada. O DDG é um dos principais coprodutos das usinas de etanol de milho e, como os demais, passa por um período de demanda aquecida e de cotações firmes.
A referência máxima de preços praticados é relacionada a contratos firmados nas primeiras semanas deste mês para entrega a partir de agosto. As indústrias não possuem disponibilidade para entrega imediata de DDG. No caso da versão úmida (WDG), as usinas não estão fechando contratos para entrega nesse segundo semestre, apenas cumprindo os contratos celebrados anteriormente.
As usinas podem elevar a produção gradualmente na medida em que o mercado demandar mais etanol. A retração nas vendas do biocombustível foi de 23% na primeira quinzena de junho e sofreu leve queda (22,7%) na quinzena seguinte. Tanto o DDG quanto o WDG estão bastante escassos no mercado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.