ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2020

RS: estiagem provocará perdas na safra de milho

A Emater atualizou as condições das lavouras do Rio Grande do Sul, afetadas pela prolongada estiagem. Entretanto, ainda não estão sendo estimados percentuais de quebras para as safras de soja e milho do Estado. Na região de Santa Rosa, o desenvolvimento das plantas de soja varia a depender do teor de água no solo. Em parte das lavouras em desenvolvimento vegetativo vem ocorrendo murchamento de folhas; naquelas mais adiantadas, tem havido abortamento de flores nas primeiras camadas.

Em geral, o desenvolvimento das lavouras de soja ainda é satisfatório, ante a falta de umidade e às altas temperaturas ocorridas nas últimas duas semanas. A permanência dessas condições de tempo pode resultar em perdas de produtividade. A irregularidade de chuvas indicará os percentuais de perdas. Na regional de Ijuí, a cultura da soja foi bastante afetada pela estiagem, comprometendo o desenvolvimento das lavouras plantadas em outubro. Os produtores retomaram as aplicações de fungicidas de forma preventiva.

O Rio Grande do Sul tem 99% da área da soja de 5,9 milhões de hectares semeada. 56% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 34% em floração e 10% em enchimento de grãos. Em relação à safra de milho de verão (1ª safra 2019/2020), apesar das chuvas ocorridas no Estado, os acumulados não revertem o déficit hídrico em boa parte das lavouras, que tem prejudicado o desenvolvimento da cultura. 20% das lavouras estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 28% em enchimento de grãos, 26% maduros. A colheita atinge 13% dos 771 mil hectares. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.