26/Ago/2019
Estimativas finais da expedição Pro Farmer Midwest Crop Tour, que percorreu lavouras do Meio Oeste dos Estados Unidos na semana passada, apontam para uma safra reduzida de soja e milho em 2019/2020. Os números, mais baixos que os do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), refletem principalmente o clima excessivamente úmido durante a primavera do Hemisfério Norte, que atrapalhou o plantio e causou atrasos no desenvolvimento das lavouras.
Para o milho, a Pro Farmer estimou uma colheita de 339,29 milhões de toneladas, com produtividade média de 10,25 toneladas por hectare. A projeção mais recente do USDA é de uma safra de 353,09 milhões de toneladas, com rendimento de 10,64 toneladas por hectare. A Pro Farmer observou que sua fórmula para estimar o rendimento de milho funciona melhor nos anos em que a safra está mais madura. Porém, a experiência mostra que os números de produtividade coletados durante a semana passada devem ser ajustados para baixo nos anos em que o desenvolvimento está atrasado.
Por causa desse atraso, boa parte do que se mediu foi o potencial de rendimento. E a realização desse potencial vai depender em grande parte do clima. As lavouras precisam de muito sol, baixa umidade e chuvas oportunas para terminarem fortes. Uma geada antecipada poderia ser altamente prejudicial à safra, que já está com o desenvolvimento mais de duas semanas atrás do normal. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.